quinta-feira, 10 de novembro de 2011


Relato de Experiência - Mídia na Educação no Contexto Escolar

Relato de experiência:

De acordo com Silvio P. Costa “hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores”.
Na pesquisa realizada pelo autor nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, estadual e particular de Florianópolis, o uso das mídias no contexto escolar como forma de apropriar-se daquelas mais adequadas as nossas necessidades.
Assim como Costa, podemos notar que as mídias se fazem presente em nosso dia-a-dia escolar, é interessante notar que apesar da maioria dos professores terem acesso as mídias tecnológicas, o uso dessas em prol da educação ainda é limitado.
Percebemos que muitos dos professores fazem uso das tecnologias no seu cotidiano, mais se sentem inseguros para utilizá-las na sua rotina escolar.  
A mídia no contexto social, tem se apresentado com grande responsabilidade no comportamento das pessoas. A mídia também propõe reflexões sobre como nos apropriarmos desse recurso, cabe a nós educadores trabalharmos a questão da conscientização com relação à maneira de como utilizar esses recursos e as novidades tecnológicas no ambiente escolar.
Sendo assim, o educador precisa melhorar a sua pratica, aprofundando seus conhecimentos com relação aos recursos tecnológicos, lembrando que o desenvolvimento intelectual e social de tempo em tempo se modifica e os desafios e problemas sociais cada vez mais são questionados no ambiente educacional, portanto é necessário que o processo de aprendizagem no nosso pais, esteja cada dia mais capacitados para a evolução tecnológica.




quarta-feira, 9 de novembro de 2011

    Já nos é sabido que todo professor bem preparado proporciona  boas situações de aprendizagens, o que faz a diferença é quem está atrás do material.  Os sites aqui recomendados são instrumentos valiosíssimos , mas se o profissional não estiver bem preparado só o  material não dá conta de garantir a aprendizagem.
   Os 3 sites trazem conteúdos interessantes, com a concepção de resolução de problemas e com um movimento metodológico interessante.  


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Relatório da aula Primavera

Relatório
Os alunos interagiram de maneira participativa e demonstrando muito interesse pelo assunto. Acreditamos que eles conseguiram compreender, pois durante a explanação do assunto todos se envolveram e discutiram o mesmo.
        Podemos analisar que a forma da apresentação foi clara e objetiva, de acordo com o nível da sala.  No decorrer da aula, os alunos puderam expressar seus sentimentos e opiniões sobre as obras analisadas. As dúvidas surgiram quando se depararam com algumas obras mais complexa e abstrata, já as dificuldades se deram quando tiveram que expressar de forma oral seus pensamentos.
       Ficamos encantadas com o vocabulário de alguns alunos na hora da exposição de idéias. Devido ao recurso utilizado, o data show, eles disputaram somente a palavra e debateram entre eles e o professor.
       Mesmo aqueles alunos que não expuseram na forma verbal seus conhecimentos, pudemos observar que apreciaram de maneira tímida e discreta.
       Durante a aula, o professor conduziu a apresentação de maneira expositiva e criativa, dando aos alunos a liberdade da interatividade entre os colegas de sala.
       O equipamento e o programa utilizados na apresentação funcionaram a contento, sendo que antes fizemos uma revisão do mesmo para iniciarmos a aula.
       Os recursos utilizados potencializaram o interesse tornando assim a aula mais prazerosa e interessante e que no momento não houve a necessidade de outra organização, pois transcorreu de forma adequada e conseguimos alcançar o objetivo proposto.
       A partir dessa aula com a tecnologia utilizada, os alunos sempre ficarão na expectativa de algo mais para aprender. Ficamos satisfeitas com a atividade, pois a resposta educativa foi significativa.
       Observamos que quando se da oportunidade de expor suas idéias, conseguimos construir sentidos aos saberes. A atividade pode perpassar por todas as áreas do conhecimento.
       Seria interessante se professores que possuem todo um conhecimento tecnológico pudessem compartilhar de seus saberes com os colegas que ainda não tem habilidade de utilizar os recursos multimídia.
       O tema abordado na nossa aula, pode sim fazer ganchos com outras disciplinas, ampliando e repertoriando os alunos de forma a contribuir e enriquecer seu desenvolvimento acadêmico.
       O nosso objetivo no momento não era cabível ter uma ficha, pois o que desejávamos alcançar era a troca de idéias, compartilhar sentimentos e apreciação de obras de arte.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS


Olá Colegas...
Agradecemos especialmente algumas pessoas que colaboraram bastante para a realização de nossa aula de Primavera...À vocês Professoras Rosane dos Santos e Camila Sanches o nosso muito obrigada!!

Fotos da 1ª Aula - Primavera






Aula utilizando as Tics




























Vídeos da 1ª Aula - Primavera







Plano de aula - Primavera


Plano de aula
Tema Primavera
Data: 14/09/2011
Duração: um mês
Local: sala de vídeo com auxilio do data show
Curso: Ensino Fundamental
Matéria: Arte
Público alvo: alunos da 4ª série D - 19 crianças

Professoras responsáveis:Noele Isabel de Souza;
Andreia Almeida Campos Castelhano;
Ana Maria Barbalho Viganó.

1-Objetivo geral:

·        Apreciar obras de arte.

2- Objetivos específicos:

_ Pretendemos desenvolver a sensibilidade de perceber sentimentos nas cores das obras e também do real, que analisem e discutam sobre as cores e formas das obras de arte e também dos sentimento, quando visualizam uma imagem.
 Dar opiniões e expressar sentimentos em algumas obras menos complexa e apreciar o belo.
_ Percepção através das imagens que a natureza é frágil e exuberante, que precisa ser cuidada e amada.

3-      Conteúdo: Primavera

4-      Conhecimentos prévios:
Conhecimento de alguns pintores famosos e espécies de flores.

5- Recursos que serão utilizados:
- computador, data show, câmera, filmadora, celular e voz.
- papel cartolina(A4), lápis de cor e lápis de escrever.

   6- Estratégias utilizadas:
a. apresentação de slides, contendo algumas obras de períodos artísticos antigos e modernos.
b. através de visita ao orquidário da cidade e  a floricultura, observando e fotografando as flores que mais os chamam a atenção.

   7- Avaliação:
Será através de discussão entre opiniões de um aluno e outro. Onde expressarão  por meio de  desenhos do que viram e discutiram.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
                        “Penso ser esta uma definição completa do que é HIPERTEXTO.  Como coach do corpo docente , vislumbro esta ferramenta incorporada na formação em serviço, nos horários de HTPC vejo o  hipertexto como um desencadeador a serviço da ampliação do repertório acadêmico , pois as possibilidades são muitas para subsidiá-los nos aprofundamentos da literatura pedagógica,  contribuindo , incentivando e motivando a perpassarem por outros olhares sobre o mesmo objeto de estudo”.